-
Arquitetos: Tomohiro Hata Architect and Associates
- Área: 206 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Toshiyuki Yano
-
Fabricantes: Worldfrontier
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este é um projeto de uma casa em Shimogamo, Kyoto. O local está localizado a oeste do rio Kamo, com vista para o Monte Hiei a leste. A área envolvente é uma mistura de casas tradicionais e casas espaçosas cercadas por muros e cercas vivas. Nos últimos anos, esta área está sendo reconstruída com edifícios de três andares devido à necessidade do uso mais eficiente do solo. Este projeto também é uma resposta ao modo como ocupação do solo está se transformando e à paisagem como sendo uma longa história que se renova periodicamente.
Fiquei muito impressionado com a paisagem deste lugar, onde telhados de várias idades e tamanhos se sobrepõem e se misturam com a paisagem montanhosa ao fundo. Tudo isso em um bairro onde casas geminadas, casarões e prédios mais novos convivem em harmonia.
Por conta disso, eu queria encontrar uma maneira de a arquitetura se conectar e ampliar essa paisagem diversificada de telhados sobrepostos. Não queria um volume empilhado sob um grande telhado, mas uma coleção de pequenos telhados. O volume, que cresce devido ao uso intensivo do solo, é suavizado pela divisão de vários telhados e incorporado à paisagem urbana. Sob cada telhado, cria-se um espaço único e, ao mesmo tempo, surge a relação entre eles.
No térreo, tem-se uma sala de cerimônia do chá, uma sala para crianças e um doma (espaço que constitui o interior de casas japonesas com chão natural) voltado para a rua. Estes espaços estão dispostos com seus próprios telhados, e a sala de cerimônia do chá está ligada ao terraço no pavimento superior, enquanto o quarto das crianças e o doma estão ligados à sala de jantar e ao terraço. No segundo e terceiro andares, a sala de jantar, sala de estar, terraço e sala de observação no último andar estão todos conectados entre si através das coberturas, permitindo a entrada de luz e vento, expandindo o volume de ar e criando um espaço vital que pode ser usado individualmente ou como parte de um todo.
Desta forma, as partes do espaço caracterizados pela cobertura colidem, derretem e se sobrepõem, criando uma residência com uma variedade de lugares para morar e uma relação de conforto entre eles.